quinta-feira, 3 de agosto de 2017

COMPANHEIRO HÉLIO, PRESENTE NA LUTA!

É com pesar que informamos o falecimento de nosso companheiro Helio Silva, um dos fundadores do CEBRASPO, no dia 23 de julho.
Hélio levou uma vida de luta e dedicação pela libertação do povo brasileiro e a construção de uma nova sociedade. Filho da classe proletária, seu pai ferroviário e sua mãe doméstica, trabalhou desde a infância, e observando a vida dura que tinha junto a seus companheiros de trabalho foi ganhando consciência política e vendo a necessidade de se organizar para lutar contra o sistema de exploração do homem pelo homem.
Com o golpe militar de 1964 Helio juntou-se a Var-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares). Participou ativamente da luta armada contra o regime militar fascista e pela construção de uma nova sociedade. Preso pelos fascistas em 1972, lhe foi negado o direito a se alimentar durante oito dias. Barbaramente torturado, manteve postura firme e decidida NÃO DELATANDO NENHUM COMPANHEIRO OU COMPANHEIRA. Mesmo encarcerado Hélio venceu seus covardes algozes. Um exemplo de moral, decisão, e compromisso com a causa pela qual lutava. Teve ativa participação na histórica greve de fome do Presídio Frei Caneca que durou 32 dias durante a campanha pela anistia. Um dos únicos presos políticos do regime a ser condenado a morte pelos militares, Hélio também foi um dos últimos a ser libertado da cadeia. Não foi anistiado, teve sua pena reduzida.
Destacado militante anti-imperialista, fazia questão de marca presença nos atos e manifestações contra a guerra do Iraque e Afeganistão, em defesa do povo Palestino, e pela libertação dos presos políticos da Índia e do membros da ATIK presos na Alemanha. Em suas intervenções, principalmente quando se dirigia aos jovens, sempre destacava a importância de entender a necessidade de libertar o Brasil da dominação imperialista ianque. Defensor da aliança operário e camponesa, organizou junto ao CEBRASPO diversas ações em defesa da luta pela terra e contra a criminalização do movimento camponês. Durante os levantes de junho de 2013 se colocou prontamente a disposição para apoiar as manifestações da forma que pudesse, e na ocasião das prisões dos 23 ativistas antes da final da copa da Fifa em 2014 participou da campanha pela libertação dos presos políticos e prestou todo seu apoio e solidariedade aos familiares dos jovens perseguidos. Apoiador da imprensa popular e democrática, difundia o jornal A Nova Democracia por onde estivesse.
Nosso companheiro parte dessa vida, mas sua história ficará registrada junto a dos demais filhos e filhas do povo brasileiro que se abnegaram de seus interesses pessoais e lançaram-se a servir o povo de todo coração.
Para honrar sua memória mantemos nosso compromisso de manter erguida a bandeira que o companheiro levantava junto conosco nos últimos anos de sua vida: de defender o direito do povo lutar pelos seus direitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário