sábado, 24 de setembro de 2016

Pela garantia do direito de defesa e justiça para os jovens Caio Silva e Fábio Raposo.


PELO DIREITO À JUSTIÇA PARA
CAIO SILVA E FÁBIO RAPOSO

       Dia 27 de setembro, na próxima 3ª feira será julgado em Brasília pelo STJ- Superior Tribunal de Justiça, Recurso Especial, através do qual o MP-RJ- Ministério Público do Rio de Janeiro, pretende recorrer à decisão anterior do TJ-RJ- Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão do TJ RJ havia anulado a absurda denuncia do mesmo MP-RJ, que acusava os dois jovens Caio e Fábio de “homicídio triplamente qualificado”, no caso da fatalidade que causou a morte do cinegrafista Santiago Andrade. Ou seja, de terem deliberadamente ido à manifestação, com a intenção e o instrumento para matar o cinegrafista da rede bandeirantes de TV, que ocorreu em fevereiro de 2015. Esse recurso do MP-RJ já havia sido negado pelo TJ-RJ, pelo absurdo das acusações seguido da ilegalidade do seu conteúdo.

      Foi inclusive realizado na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, naquele período, um Júri simulado, a respeito dessa acusação, onde todas as ilegalidades da acusação do MP foram amplamente denunciadas, contestadas tecnicamente tanto pelo melhor perito criminal do Brasil quanto também por autoridades do Direito Penal Brasileiro, entre advogados, professores e juristas amplamente reconhecidos, diante de grande e representativa presença de setores da justiça, da sociedade e do povo carioca.

       Se o STJ aceitar o recurso vai abrir um precedente muito perigoso do ponto de vista das garantir as formalidades do processo penal, a essência das leis de defesa e garantias do cidadão e que a Justiça tem como dever preservar. Essas inclusive são as garantias legais contra as arbitrariedades cometidas pelo Estado, através de suas polícias e seus próprios órgãos. Inclusive são a base do tão anunciado “Estado de Direito”.

        Agora novamente o monopólio de imprensa volta à carga. Recentemente fizeram novo estardalhaço sobre a morte de Santiago para forçar a justiça a rever uma posição já tomada, que anulou a absurda acusação do MP-RJ. Querem pautar o STJ e conduzir a justiça. Realizaram julgamento público, como se não devessem satisfações a ninguém, nem às leis ou à Constituição Brasileira.

     Na época das grandes manifestações, durante todo o ano de 2013 e 2014, o monopólio de imprensa atacava e criminalizava abertamente os manifestantes e pedia mais repressão.Procuravam condenar antecipadamente em seus jornais e TVs, quem estava nas ruas enfrentando a violência. Atacando as organizações que surgiram nas lutas e suas lideranças, como forma de atacar e impedir as manifestações e a mobilização do povo na defesa de seus direitos. Agora novamente procuram criar clima para nova onda de repressão e arbítrios. Justamente no momento em que manifestações contra a política de desemprego miséria e fome, começam a tomar proporções.


Pela garantia do direito de defesa e justiça para os jovens Caio Silva e Fábio Raposo!
A campanha fascista do monopólio de imprensa não passará!

CEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
ABRAPO – Associação Brasileira de Advogados do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário